Da Copa aos Votos

Foto Luiz Baltar_metromangueira.jpg
Foto: Luiz Baltar (Favela Matrô Mangueira)

Há exatamente um ano estávamos pelas ruas do Rio de Janeiro gritando contra a opressão do Estado, contra o extermínio de pobre, contra as remoções e todos os outros problemas consequentes desta tal Copa do Mundo.

Historicamente vivenciamos em nossas favelas a opressão deste Estado, de uma sociedade dividida entre ricos e pobres, e que para o seu sustento, necessita fazer de nós faveladxs – os culpados por apenas existirmos – somos meros trabalhadores do capital.

Hoje, o povo grita Gol, está na frente da TV de verde e amarelo assistindo a Copa das Copas. O nacionalismo e o futebol estão estampados no peito e com o grito na gargante preparado para a tão esperada hora do Gol.

O extermínio de pobre, negro e favelado continua, não vai parar, parece que nada nunca vai mudar e o grito contra esta opressão está entalada no peito, na garganta, pois tais opressores são tão inteligentes que fazem a gente nem ter como denunciar e continuar gritando contra eles.

A favela está cercada, oprimida, a força do povo está hoje focada na frente da TV. Os movimentos sociais estão quebrando a cabeça e lutando nem sei mais pelo que, acho que é contra eles mesmos.

É importante lembrar que logo depois desta tal copa das copas completamente fora de contexto, é chegada a eleição, e mais uma vez nossas ruas estarão enfeitadas, só que desta vez, não mais pelas bandeirinhas verdes e amarelas, mas por algo bem parecido com isso.

Será a falsa ‘democracia’, onde o povo mais uma vez será colocado na frente da TV para assistir o espetáculo que é este país que se chama Brasil, que escolheu dar lugar mais uma vez a imagem do que ele diz que é, do que realmente ele é, ou deveria ser. Estaremos assistindo nos próximos meses – o pedido de votos – apenas votos.

Da Copa aos Votos!

(Publicado em julho de 2014)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s