Quem deve ser estudado?

Estamos no Rio de Janeiro, a cidade Olímpica. Uma cidade extremamente rica, uma das mais ricas do país e do mundo e, também uma das mais desiguais.

Desde o início que as favelas sofrem com a criminalização da pobreza, assim como todas as periferias e favelas de todo o país. É criminalização, é racismo, é uma violência diária que sofremos por parte dos nossos governantes.

Temos muita coisa maravilhosa na favela, ela é resistência, é cultura, é música, é construção interna e externa. Afinal, fomos nós e somos nós que construímos por meio da nossa mão de obra que é barata, uma cidade, toda a cidade. Mas tudo isto é apagado diariamente por uma mídia, por uma política, por uma sociedade que apoia o nosso extermínio.

Com tudo isto, a gente precisa procurar entender quem merece ser estudado e questionado. Ainda acho que são os ricos e a classe média, por exemplo, que merecem ser estudados e questionados, pesquisados. São eles que não dividem sua renda, são eles que ainda escravizam, são eles que estão em cargos altos comandando todo o país.

Tá na hora da gente ver que o problema está lá em cima, na política e nos ricos, são estes que merecem a nossa interpretação e o nosso questionamento do que eles são e para que eles existem, servem.

Nós favelados não somos o problema, somos uma grande solução para a falta de direitos. Com tantos estudos sobre nós, acho que todos já deveriam ter entendido isso, mas parece que é meio difícil essa interpretação, a gente vê isso pelas práticas diárias que eles têm sobre nós favelados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s