Vamos criticar os privilegiados?

Criticam favelado por ter entrado na faculdade. Alguns reproduzem a ideia de que, depois da entrada destes na facul, estes viraram classe média? Me diga, que classe média e individualista? Amigo, a gente ainda tem que lutar por emprego depois que sai da facul. Nossa realidade é outra, a gente não tem inglês, temos que aprender português, é tanta coisa…
Criticam favelado por ser voluntário de ongs, de eventos. Mas vamos falar de boa, pq eu falo tanto das ongs, mas se não fossem elas, aonde eu iria passar quase 4 anos de graça no pré-vestibular refazendo o meu ensino médio? Fiz inúmeros cursos grátis por lá, eu ainda falava que não podia pagar NADA… (Não estou agradecendo a elas por isso, apenas dizendo que isso é real)
Outra coisa, criticam a gente também por receber bolsa auxílio, mas vou te contar. Quem me liga até hoje me oferecendo cursos profissionalizantes é o governo PT (Oferecendo bolsas que ainda não foram retiradas pelo novo governo). Olha que me inscrevi nisso desde quando eu recebia auxílio de comida, de gás, bolsa escola, essas paradas aí…Deve ter uns 10 anos, ainda quando meus irmãos eram menores de idade. (Não estou louvando o PT, apenas dizendo que isso é vida real)
Podem achar tudo contraditório, mas todas estas contradições fazem parte do nosso dia a dia, é sobrevivência, nossa luta é básica.
Temos que tirar o foco da crítica à favela, a crítica tem que ser feita lá em cima, aos que detém o poder, aos que sempre tiveram privilégios, pq eles têm tudo e nós temos migalhas? Os privilegiados que merecem qualquer crítica. Agora, as críticas internas, deixem com a favela, ela sabe fazer a ela mesma.

Deixe um comentário

